Header AD

Por trás das filmagens de "Gran Turismo: De Jogador a Corredor"


Com estreia marcada para 24 de agosto nos cinemas de todo o Brasil, "Gran Turismo: De Jogador a Corredor" é baseado na inacreditável história real de Jann Mardenborough. Ele realizou o sonho de se tornar um piloto de corridas após vencer uma competição do jogo que dá nome ao filme.
 

Para trazer a autenticidade necessária para as telas, o diretor Neill Blomkamp contou com filmagens de carros reais em pistas de verdade, além da possibilidade de mostrar o que essas máquinas podem fazer. 

 

Em um filme como este, às vezes a tentação é fazer tudo digitalmente. Grave alguns planos de fundo, faça carros digitais, coloque seus atores em um ambiente de produção virtual. Mas, neste caso, tudo é real. [ele compartilha] Quando mostramos um ator dirigindo o carro, eles estão na verdade andando na pista bem perto da velocidade que deveriam.

"Eu sabia que Neill traria uma sensação visceral e emocionante para o filme", diz David Harbour, que se junta ao elenco como Jack, um ex-piloto que se torna o engenheiro-chefe de Jann Mardenborough (Archie Madekwe) e ensina a ele os detalhes de um carro de corrida de verdade.

 

O que eu realmente não sabia era o quanto estaríamos trabalhando com carros, pilotos e pistas reais. Tudo contribui para a intensidade da experiência – o que é fundamental para fazer um filme sobre pessoas tendo uma experiência muito intensa, arriscando tudo pelo que amam.

 

As pistas que serviram de cenário desta eletrizante obra incluem o Slovakia Ring, na Eslováquia, o Autódromo de Dubai, o Nurburgring, na Alemanha, o Red Bull Ring, na Áustria e o Hungaroring, na Hungria. E no banco do motorista de muitas cenas, Blomkamp tinha uma arma secreta para mostrar a sensação de Jann Mardenborough ao volante: o próprio piloto, que atuou como dublê de Archie Madekwe.

 

A última vez que estive na Hungria, a pista estava lotada de caminhões para uma corrida. [diz Mardenborough] Desta vez, estava lotado de caminhões para um filme que estava sendo feito sobre mim. É tão surreal.
 

Mas não bastava ter os carros certos e pistas reais. A escolha de câmeras também foi fundamental para dar ao público a oportunidade de se imaginar pilotando uma máquina a 320 quilômetros por hora. Em "Gran Turismo: De Jogador a Corredor", foram utilizados drones cinematográficos de visão em primeira pessoa para acompanhar os carros de corrida e dar pontos de vista raramente, ou nunca, vistos antes.
 

Outra tecnologia empregada durante as gravações do filme foi a câmera Sony Venice 2 com a extensão Rialto, que permite a separação do sensor do corpo da máquina. Desta forma, Blomkamp pôde colocar sua câmera em lugares minúsculos e antes inacessíveis dentro e fora do carro.

 

Os protótipos de carros de corrida são espaços apertados. [diz Blomkamp] Não é possível colocar um sensor 6K ou 8K de nível cinematográfico em seu interior, para estar com o ator sem filmar através do vidro polarizado – exceto com o Rialto. Se você quer criar uma sensação de intimidade, não há outro jeito.

 

A iluminação, fotografia e design de produção também foram peças-chave para trazer realismo para o filme. "Se você fizer uma pausa e olhar para um único quadro, ele nunca deve parecer sintético, excessivamente iluminado, excessivamente saturado ou falso. Tudo é derivado da realidade", diz o diretor.
 

"Gran Turismo: De Jogador a Corredor" é baseado na inacreditável história real de uma equipe improvável - um gamer apaixonado por carros de corrida, um ex-piloto fracassado e um idealista executivo de automobilismo. Juntos, no filme que estreia em 24 de agosto nos cinemas de todo o Brasil, eles arriscam tudo para enfrentar o maior esporte de elite do mundo.

 

Confira o trailer:


Sinopse

Baseado na história real de Jann Mardenborough, o filme é o conto definitivo sobre a realização de um sonho do adolescente jogador de Gran Turismo que conseguiu usar suas habilidades no jogo para vencer uma série de competições da Nissan e se tornar um piloto profissional de corridas de carro.

 

Ficha Técnica

Dirigido por: Neill Blomkamp

Roteiro de Jason Hall e Zach Baylin

Baseado no videogame da PLAYSTATION STUDIOS

Produzido por: Doug Belgrad, Asad Qizilbash, Carter Swan e Dana Brunetti

Produtores Executivos: Kazunori Yamauchi, Herman Hulst, Jason Hall, Matthew Hirsch

Elenco: David Harbour, Orlando Bloom, Archie Madekwe, Darren Barnet, Geri Halliwell Horner e Djimon Hounsou

Por trás das filmagens de "Gran Turismo: De Jogador a Corredor" Por trás das filmagens de "Gran Turismo: De Jogador a Corredor" Reviewed by Andre Guilherme on setembro 01, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD